A Aceitação da Parte de Deus - Estudos Bíblicos Adventistas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

A Aceitação da Parte de Deus

A Bíblia Responde > III – O Caminho a Cristo
A Bíblia Responde - Capítulo nº 03 -  O Caminho a Cristo
1. Em quem nos fez Deus aceites?

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais ... em Cristo; como também nos elegeu nEle ... para louvor e glória de Sua graça, pela qual nos fez agradáveis a Si no Amado." Efés. 1:3-6. [Dizem outras versões: "aceites no Amado."]

2. Que grande dom nos advém mediante nossa aceitação de Cristo?

"Porquanto a vontade dAquele que Me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho, e crê nEle, tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia." S. João 6:40. Ver também S. João 17:2.

3. Qual a primeira e primária demonstração de nossa aceitação por parte de Deus?

"Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de Seu Filho testificou. ... E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em Seu Filho." I S. João 5:9-11.

A base primária de toda a fé e aceitação é a Palavra de Deus — aquilo que o próprio Deus disse. Receber e crer isto é o primeiro elemento para a salvação — o primeiro sinal de aceitação.

4. Por que escreveu João seu testemunho com respeito ao amor e desígnio de Deus ao dar Cristo?

"Estas coisas vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus." I S. João 5:13. "Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que crendo, tenhais vida em Seu nome." S. João 20:31.

5. Que testemunho tem o verdadeiro crente em Cristo, de que é aceito por Deus?

"Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho: quem a Deus não crê mentiroso O fez: porquanto não creu no testemunho que Deus de Seu Filho deu." I S. João 5:10.

Não se devem confundir fé e sentimento. A fé nos compete a nós exercer, na Palavra de Deus, a despeito de nossos sentimentos, e muitas vezes mesmo em oposição a esses sentimentos. Muitos deixam de aceitar o perdão e a certeza da aceitação do Céu, porque não pegam a Deus em Sua Palavra mas, ao contrário, volvem a atenção para suas variáveis disposições e sentimentos. A fé precede sempre os jubilosos sentimentos que são o resultado natural da certeza do perdão e da aceitação. Esta ordem nunca se inverte.

6. De que maneira unicamente se torna alguém filho de Deus?

"Todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus." Gál. 3:26.

7. Qual é o fundamento da fé?

"A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus." Rom. 10:17.

8. Que segurança tem o crente de sua união com Deus?

"Nisto conhecemos que estamos nEle e Ele em nós, pois que nos deu do Seu Espírito." I S. João 4:13.

9. Que três definidos testemunhos de aceitação são mencionados por S. João?

"E três são os que testificam na Terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num." I S. João 5:8.

10. De que maneira testifica o Espírito de nossa aceitação para com Deus?

"E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de Seu Filho, que clama: Abba, Pai." Gál. 4:6. "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." Rom. 8:16.

11. De que é o baptismo cristão uma prova?

"Todos quantos fostes baptizados em Cristo, já vos revestistes de Cristo." Gál. 3:27.

No baptismo, tanto a água como o Espírito dão testemunho da aceitação de Deus. O mesmo Espírito que, por ocasião do baptismo de Cristo, disse: "Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo," testifica da aceitação de todo sincero crente em seu baptismo.

12. De que testifica o sangue de Cristo?

"Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra. ... Se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado." I S. João 1:4-7. "Em quem temos a redenção pelo Seu sangue, a remissão das ofensas." Efes. 1:7. Ver também Apoc. 1:5 e 6.

13. Quando podemos encontrar nós, aceitação para com Deus mediante Cristo?

"Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação: eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação." II Cor. 6:2.

14. A quem devemos, pois, tributar glória e honra?

"Àquele que nos ama, e em Seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e Seu Pai: a Ele glória e poder para todo o sempre. Amém." Apoc 1:5 e 6.

15. Qual é outra prova da divina aceitação?

"Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos." I S. João 3:14.

16. Que bendita segurança é dada a todos os crentes em Cristo?

"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." Filip. 4:7.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal