A Bíblia Responde - Capítulo nº 14 - Serviço Cristão
1. Qual é uma das razões apresentadas por Cristo para dar as boas-vindas aos justos em Seu reino?
"Estive na prisão e fostes ver-Me." S. Mat. 25:36.
2. Segundo declaração escriturística, que é a religião pura incontaminada ?
Visitar os que se encontram em tribulações. S. Tia. 1:27.
Em 1909 havia 100.221 prisioneiros em 195 instituições penais nos Estados Unidos, ou seja a média de 112 para cada 100.000 habitantes.
3. Que vê Deus ao olhar do Céu?
"Porquanto olhara desde o alto do Seu santuário; desde os Céus o Senhor observou a Terra, para ouvir o gemido dos presos, para soltar os sentenciados à morte." Sal. 102:19 e 20.
4. Para que fim mandou Deus Seu Filho à Terra?
"Para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas." Isa. 42:7.
5. Para que obra, disse Cristo, foi Ele ungido?
"Para evangelizar os pobres, ... apregoar liberdade aos cativos, ... pôr em liberdade os oprimidos." S. Luc. 4:18 e 19.
6. Por que desejava o salmista ser tirado da prisão do pecado?
"Tira a minha alma da prisão, para que louve o Teu nome." Sal. 142:7.
7. Que prisão não abre Satanás?
"Que pôs o mundo como em solidão, e destruiu as suas cidades, o que não abriu o cárcere [sepulcro] aos seus cativos?" Isa. 14:17. (Trad. Figueiredo.)
8. Por que orava o salmista?
"Chegue à Tua presença o gemido dos presos; segundo a grandeza do Teu braço, preserva aqueles que estão sentenciados à morte." Sal. 79:11.9.
9. Como atenta Deus para Seu povo, quando em prisão?
"Porquanto ouviu aos pobres o Senhor, e não despertou os que por Ele estão em cadeias." Sal. 68:33. (Trad. Figueiredo.)
10. Por que teve Satanás permissão de lançar em prisão alguns dos filhos de Deus?
"Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados. ... Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." Apoc. 2:10. Ver Dan. 11:33-35.
O Dr. William Dodd (1729-77), desventurado teólogo que, sob tensa pressão das circunstâncias tornou-se culpado de grave falsificação, esteve aprisionado por algum tempo em Newgate, sendo afinal executado. Havendo-o visitado, diz João Wesley que o considerou um réu arrependido e promissor," e diz em seu "Diário": "Real e profunda obra de Deus parecia haver já começado em sua alma. Talvez, impelindo-o muito depressa, Satanás o impelira para Deus, para aquele arrependimento de que não há arrepender-se." Visitando-o pouco antes de sua execução, conta-se que Wesley replicara às escusas de Dodd para recebê-lo na cela de um condenado: "Ânimo, irmão; talvez Deus visse que nenhuma outra coisa seria eficaz." -— Ver, Life of John Wesley, de Richard Wastson, pág. 207.
11. Como quer Deus que nos compadeçamos do que te encontram em cadeias e adversidades?
"Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles. e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo." Heb. 13:3.
12. Que abençoado convite fará afinal Cristo aos que atenderam às necessidades dos pobres, e visitaram os doentes e os presos?
"Então dirá o Rei aos que estiverem à Sua direita: Vinde, benditos de Meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo." S. Mat. 25:34.